21 de nov. de 2007

FESTA UMOJA

23 de Novembro na Biblioteca Belmonte

Será realizada a grande festa Umojá, em comemoração a semana da Consciência Negra.

Confira a programação e venha participar com a família!

18h exbição do filme "Danças das Cabaças" e debate com o diretor." cine becos"

18h40 Cortejo de Maracatu nas Pças Sarah Maluf e Floriano Peixoto

19h20 Ciranda

19h40 Apresentação de Samba "band´doido"

20h10 Apresentação de Maracatu " bloco do beco"

20h40 Apresentação do grupo "Os Mameluco"

21h10 Xire – dança dos Orixás

21h40 Samba Umoja

22h20 as 11hs - samba de roda, samba de cocoDurante o evento será servido o caldo das Iabás (gratutito)

Entrada franca

Biblioteca Belmonte
Cultura Popular
R. Paulo Eiró,525 -Santo Amaro
Telefone: 5687 0408

19 de nov. de 2007

Festival de TEATRO DE bonecos

O Grupo Mão na Luva através do projeto Vai convida para o
Festival de TEATRO DE bonecos
na casa de Cultura do Itaim Paulista

PARTICIPE !!!
TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA

CASA DE CULTURA DO ITAIM PAULISTA RUA BARÃO DE ALAGOAS, 340 ITAIM PAULISTA FONE 6963-2742
17/11/07
17:00hs – Palestra sobre o Teatro Popular de Mamulengos do Brasil
19:00hs -- Espetáculo de Mamulengo com Danilo Cavalcante ( adulto )

O Mamulengueiro Pernambucano DANILO CAVALCANTE mora em São Paulo há alguns anos e influenciado por vários mestres mergulhou na arte da brincadeira de mamulengo na qual trabalha desde 2004. Suas histórias adentram o imaginário popular e nos faz relembrar ou conhecer esta arte tipicamente brasileira.

18/11/07
13:00hs – Workshop de Construção e Manipulação de Máscaras com Juliana Notari
16:00hs – Espetáculo Gilgamesh, o Rei dos Sapos Uruk com o Grupo Duo Anfíbios

GILGAMESH, O REI DOS SAPOS URUK narra a aventura de um herói que em sua jornada, acabou sendo transportado para o Brejo de Uruk e transformado junto a seu povo em sapo. ( infantil )

24/11/07
17:00hs – Palestra sobre o espetáculo do grupo Festeiros da Casa dos Cordéis que envolve bonecos gigantes e ritmos como ciranda, folia de reis, boi-bumbá, samba de roda e cabaçau utilizando instrumentos como cordofones, aerofones e idiofones. Com o próprio grupo
19:00hs – Espetáculo dos Festeiros da Casa dos Cordéis ( livre )
FESTEIROS DA CASA DOS CORDÉIS É um grupo que pesquisa e desenvolve um trabalho de composição e adaptação musical baseado nas manifestações folclóricas do sudeste, do norte e do nordeste do Brasil e utiliza bonecos dos brinquedos populares, como Boi, Burrinha, Jaraguá e a Miota.


25/11/07
13:00hs – Workshop Técnicas de Manipulação de Ventrílocos com J. E. Tico
16:00hs – Espetáculo O Anjo e a Princesa com o grupo Sobrevento ( infantil )

O ANJO E A PRINCESA A peça narra a primeira experiência de um anjo-da-guarda e trata de suas desventuras ao tomar conta de uma princesa, a quem lhe cabe proteger.

12 de nov. de 2007

Arte, Ciência e Conhecimento

“A verdade essencial
é o desconhecido que me habita
e a cada amanhecer me dá um soco”

(Carlos Drummond de Andrade)


Em um primeiro instante pode soar como estranha a afirmação de que ARTE e CIÊNCIA guardam entre si algumas similaridades. De maneira equivocada, há quem as pense como sendo realidades opostas (que existe entre elas um abismo, que as separa); imaginando-as como elementos contraditórios atribuem à primeira a capacidade de interpretação SUBJETIVA do mundo, ao passo que à segunda, a idéia predominante diz respeito a uma interpretação mais OBJETIVA, mais próxima à realidade do mundo que nos cerca. Essa visão relaciona então, a ARTE com o sentimento do homem em relação ao mundo e, a CIÊNCIA com a compreensão e entendimento que ele tem acerca do mesmo. A arte como uma forma de emoção e somente a Ciência como forma (produto?) de conhecimento.
Arte e Ciência são igualmente linguagens humanas (a arte com suas metáforas e conotações, a Ciência, com suas denotações, suas certezas, mesmo na incerteza!), decorrentes, ambas, da capacidade imaginativa e criativa do ser humano – sua capacidade de entendimento, interpretação e aproximação com a realidade do mundo do qual é parte integrante. É esta capacidade de imaginação humana que faz com que, tanto uma quanto a outra, estabeleça para si própria um processo de busca do conhecimento, afinal, é peculiar ao ser humano seu permanente desenvolvimento intelectual e cultural.
Ao pensar e elaborar as suas idéias ou modelos mentais (re) produzem, geram conhecimento (origem em comum - processo do imaginário e criatividade humana); talvez difiram no que diz respeito a seus objetivos/fins (e mesmo nos critérios que os validam): o conhecimento produzido pela Arte por vezes pode ser a releitura que a mesma faz do mundo buscando compreendê-lo (ela capta no real um “novo real”) e, para a Ciência o mesmo (conhecimento) constitui-se em um meio e objeto para explicá-lo (mundo). A Ciência procura explicar o mundo ao passo que o interpreta (o universo quântico, tempo e espaço relativos, ...); a arte busca interpretar esse mesmo mundo ao tentar explicá-lo (a pintura que grita os horrores da guerra, o samba que chora as injustiças sociais, a estátua que parada pensa insistentemente...!)
Ambas são condicionadas por seu tempo e representam, portanto, os ideais, inquietações e necessidades de sua própria época. Estão relacionadas ao nosso modo de ver o mundo e por isso, não podem ser indiferentes aos problemas dele (não há neutralidade em arte nem em ciência).
Olhares diferentes? Com muita coisa em comum: a mesma imaginação criativa do ser humano em busca do conhecimento (que não deve ser estático) que seja interpretação e ao mesmo tempo entendimento (e intervenção) sobre o mundo!


Por Alessandra Cristiane - a nossa querida Ale_Cri_M
Alê é Licenciada em Física e Amante da Arte ! ! !

Um amigo me fez essa pergunta... e eu respondi... vai entender!!!

Quanto TEMPO vale a vida???

Acordar
Respirar bem fundo
Sugar o ar
Trazer pra dentro de si o que (ainda) houver de bom
Relembrar um bom show
Ouvir uma boa música
Lembrar o beijo inesperado
Sentir o abraço ainda que ele já tenha acabado
Bater papo sem ter medo das bobagens que diz
Suspirar quinhentas mil vezes só de lembrar um olhar
Assumir as bobagens que faz, sim fiz bobagem
Ser o que é, e daí???
Esperar pelo desconhecido
ao invés de seguir o cronograma
correr de braços abertos
andar de olhos fechados (perigoso não???)
Ter palavras e melodia na cabeça
E não saber escrever a música...
A vida ???
Ela pode valer dez anos, uma semana
Pode valer um minuto
Eu gosto quando a vida vale um minuto
Eu gosto quando um minuto vale a vida...


Dêssa Souza e seus devaneios matinais

7 de nov. de 2007

Esperar que alguém faça algo??? Nem pensar !!!







Agende-se !!!







A 5ª Edição do Sarau Griots já tem data e hora marcada, tem dia melhor do que a véspera do Dia da Conciência Negra??? Claro que não, já que no dia 20 teremos o show do neto do Solano Trindade no Sesc Pinheiros.

Tá aí o Flyer, já sabemos que será nas imediações do Jardim das Oliveiras , lá onde moços e moças sedentos por arte e cheio de coisas entaladas na garganta, loucos pra expressar, resolveram arregaçar as mangas e fazer o seu próprio sarau, ora ora, tudo começou em uma das casas do bairro, e o movimento cresceu de tal forma que já andaram se apresentando em uma unidade do Céu, bem bem... por aí vai... diga-se de passagem que a idéia sempre foi ter um espaço público para o sarau... mas... precisou primeiro a molecada dar a cara a tapa pra poder ser enxergada!!!


Então tá aí!!!


Ainda têm muito o que crescer... e eu tou dentro!!!

Vitor da Trindade - Cantando Solano Trindade

Oi amigos!!

Estarei dia 20 de Novembro no SESC Pinheiros as 18 horas, apresentando minha composicões em parceria com meu avo Bemzíssimo acompanhado por Carlos Cacapava na percussao, Beto Birger no baixo, Gabriel levy na sanfona, Manu Trindade bateria e MC Trindade.
De quebra ainda tem convidados especiais, como Beto Bianchi e Maria Tereza de Jesus e minha mãe Raquel

Apareçam

Axé

Texto do próprio Vitor da Trindade

5 de nov. de 2007

Dia a dia

Embriago-me de Arte, mas a arte também é responsável por denunciar ... desabafar ... passar adiante problemas corriqueiros...

Abaixo, desabafo sobre a prisão que é a vida na cidade: Violência (e outros problemas sociais) no Trânsito, ácidos no rosto no lugar de aguinha no vidro do carro???
por Sandra Barbosa



Porém, acredito que as autoridades responsáveis vão se fazer de "rogados" sobre esta nova modalidade de assalto, como fazem até hoje, exceto nas vindas de Bush-SP e Pan Rio-2007, que estava tudo limpinho, os faróis (semáfaros) apenas cumprindo seu objetivo de organizar o trânsito. Se as autoridades responsáveis tiverem que tomar alguma atitude em relação às crianças e adolescentes em situação de rua "e de risco", terão que assumir não só "o fato" dela estar na rua ameaçando a nós transeuntes (cidadãos de direitos), mas ir mais além e entrar na história deste "cidadão de direitos" também, de sua família e de sua comunidade. Aí "amigo" o buraco é mais embaixo! É justamente a essa história que os governantes não querem se responsabilizar. Por isso, essas crianças e adolescentes continuam desenfreadamente sem barreiras a fazer do farol (semáforo) seu local do "ganha pão", custe o que custar. Que custe a nossa cara então, é a nossa não é a deles (porque os grandes tem ar condicionado! Muitos andam mais no ar do que na terra, e no ar ainda não tem flanelinha, nem vidro liberado para abrir). O máximo da providência no cenário das nossas autoridades de hoje, é como aconteceu durante a visita do Bush e dos jogos do Pan, casos temporários, espantaram as crianças, os adolescentes, os adultos e velhos do farol e das calçadas, fazem acordos com os "adultos" (por trás de uma criança há sempre um adulto explorador), porém entrar no "olho do furacão" ninguém quer, ninguém olha, passa batido. Que olhão grande é esse lobo mal? Vai sobrar pra quem?A nós, a andar neste calor, onde o asfalto "frita", e nós em nossos carros suados (cheio de poeira da Marginal Pinheiros provacadas pela alta velocidade dos carros da CET, Sabesp, etc, na ruazinha de terra "marginando" o rio). E nós, em sua maioria sem ar condicionado (que hoje é artigo de segurança e não luxo), vidros fechadíssimos para nos "proteger" da poeria, dos assaltos, destes ácidos. Virdros fechados para o ácido, para o assalto, nada que um tijolo não resolva. Mas não posso me calar, e novamente abordar a "velha historinha", que muitos da classe média não quer ouvir (principalmente depois de ter assistido seu filme preferido "Tropa de Elite" e saído com sua interpretação egoísta olhando ao seu umbigo que tem que matar todos eles, ratátátá, meter bala! Ouvi muito isso. E, acredito que não foi a intenção dos realizadores do filme ter que matar pra resolver. Quem mata sofre por esse "peso", inclusive como retrata o filme). A velha historinha, retrato atual: A rua não é fácil, não só nós estamos em risco, eles também foram empurrados neste abismo - muitas vezes por nós mesmos que "pagamos seus salários" dando moedinhas, comidinha ("ai como sou bom e generoso", ops, "já fiz minha parte hoje para ajudar o mundo a ser melhor!"), apoiando "diretamente" em sua permanência na rua. Nós somos a sociedade que expulsa e sustenta (carinhos frios). Ao invés de conhecer e apoiar instituições organizadas para identificar e "acompanhar" cada história, e exigirmos "juntos" uma atitude precisa e eficaz do governo. Tem-se muito direito, escrito. Preferia ter menos direito, mas a certeza que seriam respeitados, que eu pudesse me valer deles.O crime migra, e como dizem: "o povo brasileiro é bem criativo", até nisso, cada um usa a sabedoria que lhe foi concedida. VIDROS FECHADOS ENTÃO - "é a atitude imediata que nos cabe neste latifundio", mas que essa não seja a única.

Sandra Barbosa

(Sandra é atriz e produtora ... Guerreira!!! - entre outras coisas...rs)